sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

TEXTO PARA MEUS QUERIDOS DO CBO / 2010

A cada ano, parece que fica mais difícil me despedir dos alunos do terceiro ano, no CBO. Olhando para vocês, sentados, aqui, faz-me lembrar o lugar onde nos conhecemos e construímos nossa vida juntos: a sala de aula. Mas não preciso, hoje, pedir para ninguém ficar quieto, prestar atenção no que falo. Nem preciso mais distribuir apostila com textos. Pensando bem, vou distribuir uma apostila sim... mas dessa vez, não será de nenhum autor famoso, de nenhum nome que temos de estudar para o Vestibular. O texto é meu. ///
Tudo bem. Pode falar que eu fiz uma intertextualidade, uma paródia da Fernanda Young. E fiz mesmo. Porque é uma das escritoras de que mais gosto e que mais gostei de trabalhar com vocês. E foram tantos, não é mesmo?
            Eu ia escrever para cada um, mas desisti, pois vocês acabaram comigo com o simulado, deixando um monte de recados que me fizeram abrir o berreiro enquanto corrigia as provas. Ainda bem que estava em casa, senão passaria a maior vergonha na sala dos professores!
            Nesse ano estou mais emotivo que o normal, vocês sabem da perda importante que tive, meu mais importante professor foi embora, e isso, além de me deixar mais sensível, me fez rever o valor de um professor.     E estar aqui, na condição em que estou, como paraninfo, aquele que representa o padrinho de vocês, está sendo valioso demais. Vejo, em seus olhos, que cumpro minha tarefa com amor e profissionalismo.
            Mesmo porque eu sei que esse não é apenas um título que ganhei de vocês. Foi a nossa história juntos que me nomeou assim. E tenho história com cada um de vocês...
            Il-Heim, nome estranho? Jamais! Um dos nomes mais lindos que já ouvi. Não se esqueça de me convidar para a formatura da faculdade chique, tá bom?
            Elis, cheia de xodó, cheia de carinho, sempre com uma palavra de afeto e olhos iluminados.
            Brenno, sempre com suas histórias meio esquisitas, seus papos que só ele entende...
            A lista de Lucas... tem o Carrupt, tem o Leal, tem o Tinoco: todos muito Lucas mesmo: lembram a descontração, o ânimo, a alegria!
            Bianca, sempre quietinha, mas com um olhar atento, com um sorriso aberto!
            Jobson, Péricles, Thiago e Pedro, lá no canto deles, mas sempre com um bom dia animado!
            Carol, minha Bella do Crepúsculo, eterna musa do Dorian Gray e com as tiradas mais engraçadas. Ainda vou roubar uma caneta sua!
            Talita e Thárcyla, inseparáveis, escondem tantos segredos, que até Deus duvida!
            Stella, a mitóloga de plantão, já solucionou vários mistérios nas aulas de Literatura... Sem você, falar de Atena, Afrodite e Hermes, seria sem tanta graça.
            Joyce, a nutróloga chegada num Passatempo, brilhante e cheia de afeto!
            Mariana, Mari, delicada como uma pétala de flor, sempre muito atenta e com carinho brilhando nos olhos.
            Bárbara, Letícia, Clara e Johann, chegaram esse ano e logo entraram no ritmo: no ritmo da alegria e da comunhão, conquistaram seu espaço e principalmente o respeito de todos.
            Luanda, hunf... sempre me fazendo andar de lado, não é? E você sabe o porquê... Com o sorriso mais gostoso de se ver, o abraço cheio de afeto.
            Isabela Fávero, jeito de menina, alma de mulher madura, rindo até das minhas piadas sem graça.
            Rafael, partner no crime dos vídeos mais mirabolantes, um entusiasta, que merece todo o sucesso que tem e terá.
            Hellen, a riostrense, sempre de fala mansa e sorriso no rosto, até nas horas mais difíceis. É assim a vida, minha querida, matar um leão por dia, para poder estar aqui com todo o merecimento.
            Karine, pulguinha, minha segunda filha da família Rangel, vai deixar tanta saudade quanto a primeira... mesmo porque você não é 5, mas 1%!
Pollyanna, minha companheira apaixonada por Harry Potter, ainda temos o último filme pela frente, e quero assistir com você, para chorarmos na cena final juntos!
Guilherme, Caíque e Gustavo, três pérolas, que sempre tem algo para contar... desde um amor antigo, não é, Caíque, até as peripécias mais malucas!
Layla, no início achava que não gostava de você, não é? Pois está mais do que provado o quanto eu te adoro! E o vestido chega um dia, pode ter certeza... nem que seja para sua neta usar!
Izabela Couto, dorminhoca, esquecida, desmemoriada: sempre procurando algo, mas com doçura e delicadeza.
Thainá Busquê, a que sempre se comunicou comigo pelo olhar sob os óculos... e sempre falou a verdade, com uma sinceridade incrível!
Janaína, quietinha, mas quando se junta com Thaís, nossa... ninguém as segura!
E se você pensa, Lívia, que me esqueci dos cookies... Jamais, pois eles sempre me lembram da sua doçura!
Lontra, meu Deus, queria ter 1% do seu bom humor! É o garoto mais feliz do mundo!
Jéssica, linda e doce, com um jeito de ser que não há como não se tornar fã! Só ela sabe contar as aventuras com as meninas mais que atrapalhadas, fazer as provas com um terço que até eu, no meu canto, rezava por ela...
Raphaella, o abraço mais apertado, o sorriso mais aberto. Desde o primeiro dia de aula, viramos amigos!
Raquel, cérebro ambulante, não tinha como deixar de escrever, em todas as suas provas, um bilhete de alegria. E surpreso, na última prova, quem ganha o bilhete fui eu! Não faz ideia como sua delicadeza e sutileza farão a diferença no mundo!
E Léo? Eu fui seu aluno antes de ser meu aluno. Desde quando passávamos as tardes conversando na escola, falando da vida Ele, engenheiro formado desde sempre, me ensinando as artimanhas da eletrônica, com uma simpatia e uma simplicidade que nunca esquecerei.
Laís, amigona, de todas as horas, sempre confiou em mim seus segredos e seu abraço apertado com um bom dia mais que verdadeiro, todos os dias do ano. Se alguém carrega a maturidade com a leveza de um sorriso, é você, minha querida.
E por último, para ela não chorar durante todo o meu discurso, e para EU não chorar TANTO, também, Thainá Borges ... Aquela que é mais difícil que um exército para conquistar, mas depois disso, é a amiga mais fiel, transparente e amável que existe. Querida, você sabe que eu estou eternamente do seu lado, não é?
Sabe, turma,  quando mistura alegria de missão cumprida e saudade por saber que não nos veremos mais com a mesma frequência? Pois é...
Isso está acontecendo agora com cada um de nós... É a sensação de liberdade e de medo, mas tenham certeza: vocês terão um caminho lindo pela frente, porque aprenderam a ser verdadeiros e a caminhar com passos dignos e cheios de amor!
Eu amo TODOS vocês!
Beijo e
ALL FOR RIA!!!


2 comentários:

  1. mt mais de professor, hj vc é um amigo, tenho certeza que para todos nós, vc nao ensinou apenas literatura, ensinou verdadeiro valor de uma amizade, sou eternamente grata por ter a chance de ter aula com o melhor professor de literatura, amo vc!

    ResponderExcluir
  2. lindooooooooo! você sabe que você vai deixar muita saudade e que sou muito grata a você por tudo! meu 1%! amo você! beijo da pulga!

    ResponderExcluir