domingo, 13 de março de 2011

G-G-G-GAGUEJANDO NO CINEMA

Ainda no ritmo inverso ao do carnaval, fui, semana passada, assistir no cinema ao filme O Discurso do Rei. Saí de lá estupefato, pois além de adorar a interpretação dos atores Colin Firth e Helena Bonhan Carter, a temática do filme e o enredo muito bem tecido me venceram. Pensei que eu gostaria mais de Cisne Negro, mas o filme inglês ganhou, no meu júri interno, de disparada.  A forma de como um ser humano vence os próprios limites e torna-se alguém melhor, por simplesmente confiar em outra pessoa; a ideia de esperança no ser humano é muito importante no filme.


Ainda está em cartaz e é IMPERDÍVEL para qualquer amante da salinha escura.

O filme abre com o Príncipe Albert, Duque de York, chamado por sua esposa e família de Bertie, segundo filho do Rei Jorge IV, fazendo um discurso no encerramento da British Empire Exhibition de 1925 no Estádio de Wembley, com sua esposa Elizabeth ao seu lado. Sua óbvia gaguez deixa o público nas arquibancadas muito inquieto. O Príncipe tenta vários métodos de tratamento à gaguez até desistir, porém sua esposa o convence a visitar Lionel Logue um terapeuta de fala australiano que mora em Londres. Na primeira sessão, Logue pede que eles se chamem pelos seus nomes próprios, quebrando a etiqueta real. Ele convence o Duque a ler o monólogo de Hamlet "Ser ou não ser", do dramaturgo de Shakespeare, enquanto ouve Le nozze di Figaro, de Mazart, nos fones de ouvido. Logue grava a leitura de Bertie em um disco de vinil. Porém, este, convencido que havia gaguejado o tempo todo, deixa o consultório irritado. Logue oferece-lhe a gravação como lembrança.
Depois de fazer seu discurso de natal em 1934, o Rei Jorge IV explica para seu filho a importância da radiodifusão para a monarquia moderna. Mais tarde, Bertie toca a gravação de Logue e ouve a sua própria voz, em que não se regista qualquer hesitação. Ele regressa ao consultório de Logue e trabalham juntos em relaxamento de músculos e controle respiratório, enquato simultaneamente procuram a origem psicológica de sua gagueira. O Príncipe revela algumas de seus traumas de infância: a severidade de pai, a repressão por ser canhoto, o doloroso tratamento de seu joelho valgo, uma babá que preferia seu irmão mais velho e que o beliscava para fazê-lo chorar e ser repreendido pelos pais, e a morte de seu irmão mais novo, Príncipe John. Enquanto o tratamento progride, os dois se tornam amigos e confidentes.
Quando Eduardo VIII abdica para se casar com Wallis, Albert torna-se Rei Jorge VI. Sentindo o enorme peso de sua ascensão, Jorge percebe que precisa da ajuda de Logue; ele e a Rainha visitam a casa de Logue para se desculpar. Quando o Rei insiste que Logue fique sentado no camarote do Rei durante sua coroação na Abadia de Westminster, o Dr. Cosmo Lang, Arcebispo da Cantuária, questiona as qualificações de Logue. Isso inicia uma nova confrontação entre o Rei e Logue, que explica que começou por tratar soldados traumatizados após a última guerra. Quando Logue se senta na Cadeira de Santo Eduardo e fala mal da Pedra de Scone, o Rei repreende Logue, e ao fazer isso percebe que é tão capaz quanto aqueles que o procederam.
Em setembro de 1939 é declarada guerra contra a Alemanha Nazista, e Jorge IV chama Logue ao Palácio de Buckingham para preparar seu discurso para toda a nação. Enquanto o Rei e Logue andam pelo palácio até um pequeno estúdio, Winston Churchill revela ao Rei que embora também tenha tido um problema de fala, encontrou um jeito de usá-lo a seu favor. O Rei faz seu discurso como se estivesse fazendo-o a Logue, que o guia em todo o momento. Enquanto Logue observa, o Rei e sua família vão até a varanda do palácio saudar os milhares de pessoas que se reuniram para ouvir o discurso.

Obrigado, eterna amiga wikipedia, pela sinopse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário